“First Man” (2018)

first-man-banner-2018

Biografia, Drama

Realização: Damien Chazelle

Argumento: Josh Singer

Elenco: Ryan Gosling, Claire Foy, Jason Clarke, Kyle Chandler, Corey Stoll…

A vida do astronauta norte-americano Neil Armstrong e a sua jornada para se tornar o primeiro homem a andar na Lua. Os sacrifícios e custos de Neil e toda uma nação durante uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais.

Deve ser (quase) impossível encontrar alguém que não conheça o nome Neil Armstrong, ora porque foi ele o primeiro homem a pisar a Lua. Verdade que conhecemos o feito, mas do homem em si conhecemos muito pouco ou nada mesmo. No filme “First Man” conhecemos não só o feito, mas o ser humano por detrás desse mesmo feito.

O filme contemplou o período de vida de Armstrong desde a sua entrada na NASA ao aftermath da ida á Lua. Conhecemos a família de Armstrong, como a família lidava com a sua ausência, e como a perda da sua filha o moldou daí para a frente. Conhecemos um pouco dos bastidores do programa espacial, como tudo se operou por detrás do frenesim noticioso. Um dos pontos positivos da história foi que mostrou o lado menos bom e poético do programa espacial. Pois, quando se pensa em NASA pensamos em aventura, sonho, mas também em desafio. Foi um percurso difícil, com sacrifícios que não podem ser esquecidos, e que nem sempre foi apoiado por todos. E, todos esses obstáculos tiveram de ser ultrapassados.

O filme teve o seu próprio ritmo, e teve de ser mesmo assim. Foi contemplativo e deixou a história fluir naturalmente. Damien Chazelle optou por plano próximos da personagem, e próximos da situação. Uma visão intimista, ao ponto de parecermos que estamos com as personagens em cena. Até que nas cenas dentro das naves, não deixamos de sentir uma certa claustrofobia.

Desde a fotografia, á banda sonora, á edição, todas as peças encaixaram perfeitamente neste filme. Uma das cenas que é apoteose disso mesmo é a chegada á Lua, que foi filmada de forma magnífica.

O filme não seria o mesmo sem um elenco forte a interpretar a história. Ryan Gosling mostrou toda a sua maturidade como actor neste filme, uma interpretação digna de nota e uma das melhores da sua carreira. Não vemos o actor Ryan Gosling, mas sim Neil Armstrong, um homem focado nos seus objetivos, introvertido e próximo da família. Já Claire Foy teve também uma boa interpretação, ao interpretar uma esposa e mãe que fez de tudo para manter a família unida. E, teve uma boa química com Ryan Gosling no grande ecrã.

Em suma, “First Man” é uma experiência cinematográfica imersiva que nos transporta para acontecimentos daquela época de forma realista e impactante.

Classificação- 4,5 em 5 estrelas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s